fbpx

Uma Marca com Conexão Emocional cria Exclusividade

Compartilhar esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Outro dia, eu estava pensando em um suplemento nutricional específico. Como a maioria das pessoas hoje em dia, fui imediatamente ao meu telefone e pesquisei no Google.

Não é de se surpreender que eu tenha me conectado instantaneamente a milhares de empresas que desejam me vender esse produto específico.

E isso fez uma lâmpada acender na minha cabeça:

Hoje, os consumidores têm um número praticamente ilimitado de opções.

Então eu pensei  em como as empresas podem se destacar da multidão de concorrentes para fazer com que as pessoas escolham seus produtos dentre os milhares de outros.

A resposta? Marca com Conexão Emocional .

Como as pessoas escolhem?

Quando as pessoas tomam decisões de compra – on-line ou na vida real -, usam três critérios básicos:

Perspectiva pessoal
Estado psicológico
Emoção

O mais importante deles para as pessoas que oferecem produtos é a emoção. Se você pode encontrar uma maneira de levar as pessoas a criar um apego emocional ao seu produto, seu negócio e sua marca … então você já conseguiu capturar o mercado.

Pense nas marcas que você usa no seu dia a dia. Talvez você prefira Coca-Cola à Pepsi. Talvez você dirija um Audi em vez de um Kia. Ou talvez você goste do Green Bay Packers sobre o Detroit Lions.

Agora pense sobre o porquê. Sem exceção, é porque você tem uma conexão emocional profunda com essa marca específica. Afinal, é apenas humano.

Emoções humanas básicas

Pense novamente na aula de psicologia que você fez na faculdade. A ciência identificou oito emoções humanas básicas:

Medo
Raiva
Surpresa
Alegria
Tristeza
Antecipação
Confiar em

Se você pode conectar uma dessas emoções à sua marca específica – de preferência não tenha medo, raiva ou tristeza! – você pode aproveitar a principal necessidade emocional humana do seu cliente em potencial.

E então você pode criar uma mensagem retumbante que cria uma conexão genuína com os compradores.

Marca emocional cria exclusividade – Criando bons laços

Então, como você pode criar esses vínculos emocionais para transformar compradores passivos em clientes que são extremamente leais à sua marca?

Existem várias estratégias eficazes:

Engenharia reversa – escolha uma das emoções “positivas” da lista acima e depois retroceda para descobrir como fazer com que o conteúdo da sua marca invoque essa emoção nos compradores.

Ofereça soluções para os problemas do dia a dia – as pessoas estão online para encontrar soluções para problemas universais. Se você pode descobrir maneiras de oferecer sua marca como essa solução, você já venceu.

Uma imagem vale mais que mil palavras – ótimas imagens tornam mais fácil a conexão emocional das pessoas com a sua marca do que um conteúdo denso por escrito. Imagens que oferecem soluções universais – como satisfação com a vida, sucesso profissional, relacionamentos felizes etc. – podem atrair pessoas para sua marca e começar a criar esses valiosos vínculos de confiança.

Construa um mundo perfeito – As pessoas são naturalmente esperançosas em relação ao futuro. Quando você pode mostrar como sua marca pode ajudar a melhorar o futuro das pessoas, a maioria estará aberta para a compra desse futuro – especialmente se você puder pintar uma imagem visual conectada.

Superar objeções – Simultaneamente, a maioria das pessoas é naturalmente cética. Identifique possíveis inconvenientes para as pessoas que escolhem sua marca e explique preventivamente por que elas são inválidas.

Use suas habilidades de contar histórias – Finalmente, crie laços emocionais compartilhando histórias pessoais sobre sua marca, sua empresa, até sua vida pessoal ou seus clientes satisfeitos. As histórias oferecem conexões imediatas com emoção genuína.

Uau! Isso é muito para começar. Para saber mais, junte-se à Lytron e comece a criar uma marca emocional para o seu negócio.

Fonte: Lytron USA

Assine a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Archetype

Os 12 arquétipos de Jung

Durante seu estudo sobre inconsciente coletivo, Jung definiu 12 arquétipos junto com suas motivações, conjunto de valores e características e acreditava que todo ser humano se

Melhore sua credibilidade e visibilidade. Obtenha mais leads.

Deixe-nos uma mensagem

Fale Conosco