fbpx

 Como as empresas chinesas responderam ao coronavírus em 12 lições #2

Compartilhar esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Claramente, cada situação local é diferente, mas acreditamos que há oportunidades para as empresas aprenderem com outras pessoas em regiões que estão semanas à frente para responder à epidemia. A China parece estar nos estágios iniciais de uma recuperação económica, de acordo com a nossa análise de dados de alta frequência sobre proxies para o movimento de pessoas e bens, produção e confiança. Embora essa recuperação possa ser vulnerável se surgir uma nova onda de infeções locais, muitas empresas chinesas já passaram da resposta à crise ao planeamento de recuperação e pós-recuperação.

 Certamente, a China tem os seus próprios sistemas políticos e administrativos distintos, além de costumes sociais, mas muitas das lições parecem amplamente aplicáveis. Separamos 12 lições e publicaremos 1 por dia. 

2. Use uma abordagem adaptativa de baixo para cima para complementar os esforços de cima para baixo.

Respostas rápidas e coordenadas requerem liderança de cima para baixo. Mas a adaptação a mudanças imprevisíveis, com dinâmicas distintas em diferentes comunidades, também requer a tomada de iniciativa descentralizada. Algumas empresas chinesas equilibraram as duas abordagens, ao estabelecer uma estrutura de cima para baixo na qual os funcionários inovaram.

Por exemplo, Huazhu, que opera 6.000 hotéis em 400 cidades em toda a China, criou uma força-tarefa de crise que se reunia diariamente para rever procedimentos e emitia orientações de cima para baixo para toda a cadeia. Além disso, aproveitou a sua plataforma de informações interna, uma aplicação chamado Huatong, para garantir que os funcionários e franqueados estivessem armados com informações oportunas. Isso permitiu que os franqueados adaptassem a orientação central às suas próprias situações locais, em termos de condições de doenças e medidas locais de saúde pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Archetype

Os 12 arquétipos de Jung

Durante seu estudo sobre inconsciente coletivo, Jung definiu 12 arquétipos junto com suas motivações, conjunto de valores e características e acreditava que todo ser humano se

Melhore sua credibilidade e visibilidade. Obtenha mais leads.

Deixe-nos uma mensagem

Fale Conosco