O último trimestre de cada ano representa sempre um aumento no consumo de bens e produtos. São várias as ocasiões a impulsionar este aumento, com o Natal em destaque e também o Dia de Ação de Graças nos EUA.
O aumento foi especialmente notório no digital e mostra a tendência dos últimos anos. Cada vez mais as compras são feitas online e isso representa uma mudança nos hábitos dos consumidores!
O dia de Natal é algo ainda muito recente, mas os primeiros dados referentes às vendas feitas neste período foram já divulgados. Neste caso em específico, partem da Mastercard que suporta muitas das operações e movimentos de dinheiro feitos na época das festividades.
No seu estudo de mercado, a empresa deu a conhecer os número relativos a este ano, que estabelecem um novo recorde de compras por parte dos utilizadores.
“As vendas através de e-commerce atingiram um recorde este ano, com mais pessoas a fazer compras online. Devido a um feriado de Ação de Graças mais tarde que o habitual, vimos vendedores a oferecer vendas omnicanal no início da temporada, de modo a atender à procura dos consumidores pelas melhores ofertas em todos os canais e dispositivos.”
| Steve Sadove, executivo da Mastercard
Tendo em conta especialmente o mercado norte-americano, em que o Dia de Ação de Graças tem um significado especial, este ano a época de compras foi mais curta seis dias que no ano passado. Mesmo assim, comparando com o período homólogo, as vendas para o Natal aumentaram 3,4%.
No entanto, este crescimento é bastante mais notório se analisarmos apenas as compras online! Neste caso, o aumento é de 18,8% e mostra que os hábitos de consumo estão a mudar… Com o e-commerce a ter cada vez mais relevância juntos dos consumidores!
Fonte; PPLWARE.PT