fbpx

Dicas para se tornar uma marca autêntica orientada a objetivos

Compartilhar esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Existem milhões, até bilhões de marcas por aí, todos competindo pela atenção do cliente. Algumas centenas envolverão seu interesse com esforços de marketing de entrada ao longo dos anos e, durante toda a sua vida, apenas alguns irão realmente conquistar sua lealdade. Marcas orientadas a propósitos são poderosas porque representam alguma coisa. Os seres humanos buscam significado e significado em tudo o que fazemos e respondem à pergunta: “Qual é o objetivo de uma marca?” é a sua maneira de apelar para essa unidade.

Em um esforço para entender melhor o objetivo de uma marca, Jim Stengel, CMO da P&G, escreveu uma vez um livro chamado “Grow”. Em seu livro, Jim separa diferentes marcas de alto desempenho em cinco categorias específicas de objetivo, o que pode ajudá-lo a iniciar sua jornada na autodescoberta:

1. Impacto na sociedade: Dove quer mudar a sociedade comemorando a beleza das mulheres “normais”.

2. Evocando orgulho: Empresas como a BMW existem para simbolizar sentimentos de luxo e conquista.

3. Exploração inspiradora: o Airbnb tenta ajudar as pessoas a experimentar coisas novas e abrir as portas para novas aventuras.

4. Habilitando conexões: A FedEx oferece confiança e simplicidade para as pessoas que tentam fazer conexões diárias.

5. Despertar a felicidade: a Coca-Cola se inspira na tentativa de influenciar momentos de alegria no dia-a-dia.

Embora o objetivo da sua marca não precise necessariamente se encaixar em uma dessas categorias – a maioria será. Lembre-se de que, independentemente do propósito escolhido, você deve torná-lo autêntico. Estudos constatam que marcas autênticas orientadas a propósitos são mais bem-sucedidas ao encontrar e manter clientes. Então, como você garante autenticidade no objetivo de uma marca?

Seja transparente: não apenas “diga” algo, mostre-o. Convença as pessoas de que você é uma empresa da sua palavra, agindo de acordo com suas crenças. Se seu objetivo é criar produtos mais eficientes em termos de energia para melhorar o meio ambiente, verifique se está reciclando, se envolvendo com os esforços locais de conservação e muito mais.

Lembre-se de suas raízes: o grande objetivo da marca geralmente vem do coração da sua organização. Pense por que você começou nos negócios, o que o levou a agir e por que seus clientes deveriam se preocupar com você em relação aos seus concorrentes. Use seu histórico para contar histórias relacionadas aos interesses de seus clientes e mostrar sua humanidade.

Colabore com cuidado: faça parceria com pessoas que compartilham os mesmos valores da sua empresa. Por exemplo, o Innocent se uniu a uma empresa chamada “Faça Você Mesmo”, para manter as crianças informadas sobre a origem da comida. A colaboração apoiou o objetivo da marca de melhorar o mundo e ajudou a empresa a conquistar mais lealdade do público.

Assine a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Archetype

Os 12 arquétipos de Jung

Durante seu estudo sobre inconsciente coletivo, Jung definiu 12 arquétipos junto com suas motivações, conjunto de valores e características e acreditava que todo ser humano se

Melhore sua credibilidade e visibilidade. Obtenha mais leads.

Deixe-nos uma mensagem

Fale Conosco