O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em todo o mundo então, não é de estranhar que o Facebook, que atualmente detém esta aplicação, tpense em uma forma de ganhar dinheiro com ele. A publicidade vai finalmente chegar e enquanto há locais para a exibir que já estão praticamente confirmados, até com imagens, outros não passam de rumores. Vamos então olhar primeiro para o que é certo e depois para os outros locais do WhatsApp que também deverão receber publicidade, que em alguns casos pode ser mais intrusiva.
A primeira confirmação quase certa chega das mãos do entusiasta Matt Navarra, ele recorreu ao Twitter para mostrar que um dos primeiros locais no WhatsApp a receber publicidade são as stories. Isto é muito semelhante ao que acontece no Instagram e no próprio Facebook. Esta aparição deverá chegar ainda este ano. Isto era algo que a maioria dos usuários já poderiam ter como garantido. No entanto há locais onde ninguém esperava.
A outra hipótese em estudo é a publicidade aparecer mesmo nas conversas. Aqui poderia funcionar de duas formas. Ou teremos também um banner aparecendo na parte inferior ou superior, ou a publicidade pode aparecer mesmo no meio da conversa. Por exemplo, se no Google pesquisamos por um determinado restaurante ou no Facebook, poderia aparecer publicidade a ele no meio da conversa.
Haveria também uma opção mais intrusiva que seria falarmos de um determinado termo e aparecer publicidade relacionada com isso. No entanto obrigaria a grandes alterações nos termos e condições do WhatsApp e levantaria muitas questões de privacidade.
Como referido inicialmente não é de estranhar que o Facebook queira ganhar dinheiro com uma das aplicações de mensagens mais usada no mundo. Até porque ela tem enormes custos de operação. Ou seja, era uma novidade esperada. O que é preciso muito cuidado é na forma como a publicidade será implementada e onde. É que se por algum motivo o WhatsApp receber publicidade que vá incomodar as pessoas, o Telegram está à espreita e cada vez mais conquistando utilizadores.