Você quer ouvir um segredo? Que tal sete deles?
Hoje, quero falar sobre psicologia da marca. Especificamente, as sete ações mais eficazes para atrair clientes qualificados para sua marca.
Como você já sabe, sua marca é a coisa mais importante para os seus negócios. Mais importante do que os produtos ou serviços que você oferece. Mais importante do que onde você está localizado ou em qual setor trabalha. É ainda mais importante que o tamanho, o escopo ou a lucratividade de seus negócios.
Isso ocorre porque sua marca representa você: seus valores, suas paixões, seus pontos fortes e seu potencial.
Então, naturalmente, você deseja atrair pessoas para sua marca, porque isso significa que elas têm conexões genuínas com você (e com a sua empresa). E isso leva a recompensas a longo prazo, receitas e lucros a longo prazo e SUCESSO a longo prazo!
Então, quais são esses segredos?
Segredo #1 – as pessoas são motivadas por suas emoções
Quando a maioria das pessoas escolhe um produto, elas medem seu custo em relação aos concorrentes, realizam uma análise de seus benefícios versus desvantagens e compilam uma planilha com valores de curto e longo prazo, certo? ERRADO!
As pessoas quase sempre compram impulsivamente. E eles tomam decisões de compra baseadas em EMOÇÕES e não na LÓGICA. Eles só usam a lógica posteriormente para justificar suas decisões.
É assim que as pessoas tomam decisões há milhares de anos. É simplesmente a natureza humana. E esse fato desempenha um papel crítico no sucesso ou fracasso da sua empresa e aqui está o porquê:
Se você quer convencer as pessoas a comprar seus produtos ou serviços, precisa PRIMEIRO apelar para a emoção deles e SEGUNDO sua lógica .
Outra maneira de dizer é assim: conquiste o coração e a cabeça seguirá.
Segredo#2 – Os seres humanos são propensos à mentalidade de multidão
Todos gostamos de pensar em nós mesmos como indivíduos. Pensamos por nós mesmos, tomamos decisões baseadas exclusivamente em nosso próprio pensamento e não somos influenciados por outras pessoas, certo?
ERRADO!
As pessoas são por natureza animais sociais. Então, eles são sempre influenciados por outras pessoas. De fato, raramente fazemos qualquer coisa sem primeiro consultar … ou pelo menos pensar em … o que outras pessoas fariam na mesma situação.
Considere o caso de escolher um restaurante. Imagine que você está dirigindo pela rua procurando um lugar para comer porque está com muita fome.
Você vê dois restaurantes: um tem uma linha do lado de fora e o outro parece completamente vazio. Qual você vai escolher?
Você escolhe o restaurante vazio porque pode sentar-se imediatamente e saciar sua fome mais rapidamente?
Não! A maioria das pessoas tem muito mais probabilidade de entrar na fila do outro restaurante. Por quê? Porque deve haver uma razão pela qual é tão popular!
É da natureza humana prestar atenção ao pensamento do grupo. Queremos fazer parte do pacote. Optamos por nos beneficiar da sabedoria do grupo, em vez de tentar descobrir cada pequeno detalhe da vida por conta própria.
E isso entra no seu negócio porque…
Segredo #3 – As pessoas querem fazer parte de algo maior do que elas mesmas
Quando as pessoas tomam decisões de compra, geralmente não compram apenas um produto ou serviço individual. Em vez disso, eles estão comprando uma marca.
Essa marca representa algo sobre si mesma: prova que são legais, espertos, sintonizados, bem-sucedidos, bem-sucedidos, bonitos, amados e assim por diante.
A marca específica está ligada aos arquétipos, que são mecanismos comprovados que fornecem aos compradores um atalho para valores específicos.
Portanto, se você quiser se conectar com mais clientes, precisará criar uma marca que ofereça os mesmos valores que seus possíveis clientes estão procurando ativamente.
E você pode usar esses arquétipos como uma espécie de abreviação para fazer essas conexões.
Segredo#4 – as pessoas são atraídas para o próxima “novo brilhante”
Ok, vamos deixar uma coisa fora do caminho: as pessoas têm curtos períodos de atenção.
Eles são atraídos por coisas brilhantes. Novas coisas. A próxima coisa. A próxima coisa nova e brilhante.
E adivinha? Com o aumento da Internet e da conectividade social on-line, a atenção das pessoas está ficando cada vez menor a cada dia.
O que isso tem a ver com o seu negócio? Muito!
Isso significa que a janela de oportunidade que você tem para atrair a atenção das pessoas para os produtos e serviços que você oferece está ficando cada vez menor a cada minuto.
Portanto, a maneira de contornar o problema de períodos curtos de atenção é vendendo sua MARCA, não seus PRODUTOS.
Lembre-se: Marcas são sentimentos. Produtos são soluções. Então, quando você vende pessoas com base em seus sentimentos … elas se tornam abertas à possibilidade de usar seus produtos para resolver seus problemas a longo prazo.
Segredo# 5 – as pessoas veem padrões em todos os lugares
A maneira como nosso cérebro funciona é cortar toneladas e toneladas de estímulos e dados usando padrões para obter as informações mais importantes.
A mente humana está constantemente trabalhando para identificar padrões. É assim que aprendemos a entender o mundo ao nosso redor. É o que nos mantém seguros em situações perigosas. Isso nos ajuda a navegar na vida cotidiana. E é assim que podemos atrair novos clientes para nossa marca.
Quão? Alinhando as mensagens da sua marca com os tipos de padrões que as pessoas estão procurando.
Quando as pessoas vêem padrões familiares que coincidem com emoções específicas, elas se conectam instantânea e permanentemente à sua marca.
Segredo# 6 – Familiaridade… Atração
Há um velho axioma que diz: “Familiaridade gera desprezo”. Em outras palavras, quanto mais tempo gastamos com algo, mais aprendemos a odiá-lo.
Mas nem sempre é esse o caso. Pelo menos não quando se trata de branding.
Os profissionais de marketing sabem há anos que quanto mais exposição o público tem com uma mensagem específica da marca, mais confortáveis ficam com ela.
Pense no jingle que sempre fica preso na sua cabeça. Você provavelmente não ouviu apenas uma vez. Provavelmente, você já o viu em um comercial de TV ou ouviu no rádio milhares de vezes. E agora faz parte de você.
O mesmo vale para as mensagens da sua marca. Sua marca precisa ser constante e consistente.
Ok, finalmente …
Segredo #7 – As pessoas anseiam por excitação
Esse segredo final tem a ver com o sistema de recompensa embutido no cérebro de todos.
As pessoas vivem suas vidas em um estado de reforço contínuo. Eles querem sentir que as decisões que tomam são as corretas. E a melhor maneira de satisfazer essa necessidade é oferecendo recompensas.
Que tipo de recompensa? Os mais eficazes são aqueles ligados a emoções específicas: amor, sexo, fome e diversão.
Tudo isso faz com que o corpo libere naturalmente um hormônio conhecido como dopamina na corrente sanguínea. A dopamina é o que nos faz sentir bem. Isso nos faz sentir seguros. E nos convence de que fizemos a escolha certa, independentemente de qual foi essa escolha.
7 segredos para decifrar o código da psicologia da marca – Se sua marca pode fazer uma conexão emocional genuína com seu cliente em potencial até o ponto em que faz com que a mente deles libere dopamina, você já venceu!
7 segredos para decifrar o código da psicologia da marca – Então, aqui está: Os sete maiores segredos da marca baseados em psicologia, fisiologia e, o mais importante: natureza humana básica!
7 segredos para decifrar o código da psicologia da marca – mas há mais. Muito mais. Para ficar ainda mais sintonizado com a forma como você pode usar sua marca para se conectar emocionalmente com os clientes, a fim de criar fãs apaixonados por toda a vida … ligue para os especialistas em branding da Lytron.
Fonte : Lytron USA