fbpx

Transacionar imóveis online já é possivel

Compartilhar esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Todos nós empreendedores buscamos informações para compreender e, se possível antecipar, como será o “novo normal”. Precisamos ter algum cheiro do mundo vindouro para planejar nossos negócios e tomar decisões. Queremos saber como será a vida pós-Covid. No mercado imobiliário, e vou falar dele porque é minha especialidade, não é diferente. Os agentes hoje tateiam suas bolas de cristal para descobrir os efeitos que a pandemia vai gerar sobre a compra e venda de imóveis no Brasil e no mundo, no “day after”. Neste mar de dúvidas, uma certeza já pode ser apontada: a opção até então frustrada de se fazer negócios imobiliários remotamente, por meios digitais, já é uma realidade no Brasil, pelos menos no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo autorizou no mês passado a realização de escrituras digitais no Estado, o que permitiu a Loft a realizar, no mesmo dia, a primeira compra 100% digital de um imóvel no país.

Tratou-se de um apartamento vendido por duas pessoas que acabavam de se divorciar. Todos – compradores, vendedores, corretores e escrevente – puderam assinar a escritura no conforto e segurança dos seus lares ou escritórios, atrás dos seus computadores, atendendo à necessidade de isolamento social. Novos tempos.

Logo depois, neste corrente mês de maio, com a aprovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também efetuamos a primeira escritura digital do Rio de Janeiro. Com isso, todas as nossas compras e vendas podem ser realizadas de forma 100% virtual.

Anteriormente, as partes interessadas tinham de alinhar as agendas e se deslocar até em um local de comum acordo e dentro das regras legais para oficializar a transação. Agora, o ato pode ser realizado por meio de uma videoconferência com certificado digital. Um verdadeiro salto! O que normalmente talvez levaria anos, neste atual contexto de exceção levou um par de meses para se resolver, a partir da instalação da quarentena no país.

A escritura digital é a última peça que faltava nesta engrenagem digital. Vou compartilhar com vocês as demais que permitem uma jornada de compra e venda integralmente remota.

Jornada digital completa – Há um caminho a se percorrer até a assinatura (digital ou não) de um imóvel. Há três principais ferramentas que ajudam muito nesta empreitada. Duas delas são as visitas virtuais e as plantas 3D, recursos que permitem aos clientes fazerem uma avaliação concreta dos imóveis mesmo sem sair de casa. Foi por meio delas que um cliente da Loft, residente em Nassau, avaliou e decidiu comprar um apartamento no bairro do Jardim América, na capital paulista, há poucas semanas.

A terceira ferramenta, na verdade, é um procedimento jurídico que precede a escritura: a assinatura digital do CCV (Compromisso de Compra e Venda), que já era disponibilizado pela Loft mesmo antes da Covid. Com estes três trunfos tecnológicos mais a assinatura digital, hoje é possível comprar e vender imóveis no Brasil, mesmo estando fora do país, de forma remota.

Não há dúvida de que a pandemia está trazendo perdas à nossa sociedade, sobretudo no que há de mais importante: vidas humanas. Respeitar as boas práticas de isolamento social ainda segue sendo a única solução apontada por instituições como a OMS para lidarmos de melhor forma com esta nova realidade, e evitarmos perdas ainda maiores.

Cabe a nós, empreendedores, identificarmos oportunidades de inovar e contribuir para que o legado das pandemias também seja composto de transformações positivas, que ofereçam soluções capazes de realizar sonhos de forma segura.

Estamos certos de que os lares das pessoas ganharão valor depois deste grande marco histórico. Passaremos mais tempo dentro de nossas casas, trabalhando e vivendo por meio de relacionamentos cada vez mais digitais. Sairão fortalecidas desta época tão marcante as empresas que entenderem que a digitalização, tanto quanto o reforço nas medidas sanitárias, vieram para ficar.

Fonte: Valor Investe

Assine a nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Mais para explorar

Archetype

Os 12 arquétipos de Jung

Durante seu estudo sobre inconsciente coletivo, Jung definiu 12 arquétipos junto com suas motivações, conjunto de valores e características e acreditava que todo ser humano se

Melhore sua credibilidade e visibilidade. Obtenha mais leads.

Deixe-nos uma mensagem

Fale Conosco